O caráter educativo do
movimento Hip Hop,com o break dance se dá no processo de aprendizagem de
formação cidadã, na construção de sujeitos criativos diante de suas realidades
sociais com possibilidade de mudança de sua situação social. Contempla as
dimensões da construção da cidadania, da cultura política, da configuração do
cenário sociopolítico e econômico, da subjetividade e da organização política
acionando os processos de conscientização para a coletividade,
de construção e reconstrução de concepções sobre o mundo e de investimento na
formação do ser humano, preparando-o para o enfrentamento político das
adversidades da vida.
O Hip Hop é
uma modalidade de dança que pode ser aplicada na escola, na tentativa de evitar
o afastamento dos alunos e diminuir problemas afetivos e sociais. Segundo
Vitorino e Fialho, o Hip Hop na escola pode apresentar-se como expressão
artística onde os alunos poderão ressignificar sua realidade, valorizando as
estéticas urbanas e as culturas aí implícitas que representam as histórias de
vida de adolescentes e jovens. Trazer o Hip Hop
para a escola é também abrir espaço para projetos que são desenvolvidos
fora do ambiente escolar possam ser realizados e compartilhados na escola.
Desta forma, essa intervenção pôde abrir uma comunicação entre as atividades
cotidianas dos alunos e a produção de conhecimento na escola. Com
isso, pode-se dizer que o Hip Hop contribui para que os alunos possam se
expressar e descobrir valores e conteúdos, que vão configurando suas visões de
mundo e da sociedade em que vivem. (SOUZA, 2007)
A
abordagem do Hip Hop se faz necessária para repensar os
conceitos do que são arte e cultura para a escola, no mundo contemporâneo e
seus objetivos. Cabe aos educadores compreender tais manifestações e abrir
espaço de diálogo e intervenção sócio-educacional por meio de uma linguagem
comum aos estudantes urbanos, sejam do centro ou da periferia (VITORINO &
FIALHO, 2008). O Hip Hop pode ser um movimento que age na
transformação da sociedade por meio de técnicas artísticas e reflexivas que
estão inseridos nos conteúdos da disciplina de artes, e que não se desvincula
do conhecimento científico. Por isso, ele pode/deve ser inserido no conteúdo escolar
para aproximar alunos, professores, escola e sociedade.
Da mesma maneira
em foi criado com o objetivo de substituir a violência, o Breakdance pode e
deve ser usado nas escolas para diminuir a evasão escolar, fazendo com que os
alunos se identifiquem mais com a escola, pois esta será dotada de elementos
presentes na sua vida e cotidiano. Também desenvolve o pensamento crítico e
artístico do aluno, ampliando sua sensibilidade, percepção, reflexão e
imaginação, assim como o objetivo da educação em arte, já que nesta modalidade
artística, ele terá a possibilidade de expressar sua personalidade e estilo
através dos movimentos realizados por seu corpo, sendo este, seu principal
instrumento artístico.
Referências Bibliográficas
- http://www.rtp.pt/programa/tv/p25678/e8
- http://www.efdeportes.com/efd165/a-danca-nas-aulas-de-educacao-fisica-hip-hop.htm
- http://www.ssoar.info/ssoar/bitstream/handle/document/19076/ssoar-etd-2010-esp-menezes_et_al-escola_e_movimento_hip_hop.pdf?sequence=1
- SOUZA, J.; FIALHO, V. M.;, ARALDI, J. Da Rua Para Escola. Porto Alegre: Sulina, 2005.
- VITORINO, S. M. B.; FIALHO,V. M. Hip Hop na Escola. Programa de Desenvolvimento Educacional, 2008.
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Acho essa dança muito top, pago pau pra quem tem esse talento!!! As escolas brasileiras estão precisando é disso mesmo Cultura!!! Parabéns pelo seu post😘😘😘
ResponderExcluirMinha filha mais velha dançou muito essa dança. Ela
ResponderExcluirAdorava e eu curto bastante. O post ficou ótimo. Parabéns!
Perfeita sua abordagem, pois creio que p substituir a violência e ter uma função lúdica é super válido.
ResponderExcluirBjs💋