Follow Us @soratemplates

02 setembro 2017

Breakdance: do Bronx para as escolas brasileiras

O Breakdance originou-se  no Bronx na década de 70, criado por afro-americanos latinos como tentativa de substituir a violência por algo artístico e positivo. O Breakdance faz parte da cultura Hip Hop e é uma dança originada de um conjunto de técnicas, e pode dividir-se em vários subgêneros.  O B-boyng  nasceu da mistura entre o Toprock, dança em que o bailarino está de pé se aquecendo; o Downrock, trabalho de pés no chão e de movimentos contorcidos da parte de baixo do corpo; Power Moves, que são os movimentos acrobáticos do Break e os Freezes, congelamentos de posições que acontecem para marcar o final da sequência de movimentos.O objetivo de ser substituto da violência foi alcançado  e em pouco tempo surgiram  as chamadas Crews  de B-boys, as equipes de dançarinos que passaram a substituir as gangs. Nas ruas, em vez de brigas de gangs, aconteciam as batalhas entre Crews.Os vencedores agora eram os que conseguiam fazer os melhores movimentos e movimentos com estilo e personalidade do dançarino.
O caráter educativo do movimento Hip Hop,com o break dance se dá no processo de aprendizagem de formação cidadã, na construção de sujeitos criativos diante de suas realidades sociais com possibilidade de mudança de sua situação social. Contempla as dimensões da construção da cidadania, da cultura política, da configuração do cenário sociopolítico e econômico, da subjetividade e da organização política acionando  os  processos de conscientização para a coletividade, de construção e reconstrução de concepções sobre o mundo e de investimento na formação do ser humano, preparando-o para o enfrentamento político das adversidades da vida.  
O Hip Hop é uma modalidade de dança que pode ser aplicada na escola, na tentativa de evitar o afastamento dos alunos e diminuir problemas afetivos e sociais. Segundo Vitorino e Fialho, o Hip Hop na escola pode apresentar-se como expressão artística onde os alunos poderão ressignificar sua realidade, valorizando as estéticas urbanas e as culturas aí implícitas que representam as histórias de vida de adolescentes e jovens. Trazer o Hip Hop  para a escola é também abrir espaço para projetos que são desenvolvidos fora do ambiente escolar possam ser realizados e compartilhados na escola. Desta forma, essa intervenção pôde abrir uma comunicação entre as atividades cotidianas dos alunos e a produção de conhecimento na escola.  Com  isso, pode-se dizer que o Hip Hop contribui para que os alunos possam se expressar e descobrir valores e conteúdos, que vão configurando suas visões de mundo e da sociedade em que vivem. (SOUZA, 2007)
 A abordagem do Hip Hop se faz necessária para repensar os conceitos do que são arte e cultura para a escola, no mundo contemporâneo e seus objetivos. Cabe aos educadores compreender tais manifestações e abrir espaço de diálogo e intervenção sócio-educacional por meio de uma linguagem comum aos estudantes urbanos, sejam do centro ou da periferia (VITORINO & FIALHO, 2008). O Hip Hop pode ser um movimento que age na transformação da sociedade por meio de técnicas artísticas e reflexivas que estão inseridos nos conteúdos da disciplina de artes, e que não se desvincula do conhecimento científico. Por isso, ele pode/deve ser inserido no conteúdo escolar para aproximar alunos, professores, escola e sociedade. 
Da mesma maneira em foi criado com o objetivo de substituir a violência, o Breakdance pode e deve ser usado nas escolas para diminuir a evasão escolar, fazendo com que os alunos se identifiquem mais com a escola, pois esta será dotada de elementos presentes na sua vida e cotidiano. Também desenvolve o pensamento crítico e artístico do aluno, ampliando sua sensibilidade, percepção, reflexão e imaginação, assim como o objetivo da educação em arte, já que nesta modalidade artística, ele terá a possibilidade de expressar sua personalidade e estilo através dos movimentos realizados por seu corpo, sendo este, seu principal instrumento artístico.                                                                                                                     
Referências Bibliográficas
                                                        

  • SOUZA, J.; FIALHO, V. M.;, ARALDI, J. Da Rua Para Escola. Porto Alegre: Sulina, 2005.
  • VITORINO, S. M. B.; FIALHO,V. M. Hip Hop na Escola. Programa de Desenvolvimento Educacional, 2008.





3 comentários:

  1. Acho essa dança muito top, pago pau pra quem tem esse talento!!! As escolas brasileiras estão precisando é disso mesmo Cultura!!! Parabéns pelo seu post😘😘😘

    ResponderExcluir
  2. Minha filha mais velha dançou muito essa dança. Ela
    Adorava e eu curto bastante. O post ficou ótimo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Perfeita sua abordagem, pois creio que p substituir a violência e ter uma função lúdica é super válido.
    Bjs💋

    ResponderExcluir